A relação entre veículos e smartphones (ou melhor IPhones)

A integração entre veículos e smartphones  está  alcançando um grau tão elevado que logo ter um iPhone se tornará um pré requisito para se possuir certos modelos de automóveis. Sem o smartphone da Apple será impossível usufruir de todas as funcionalidades disponíveis.

Vale a pena lembrar de como essa simbiose começou.

Inicialmente os aplicativos para o IPhone  eram somente partes de campanhas publicitárias criadas especificamente para o lançamento de determinados automóveis. No lançamento do BMW Z4 em 2009, a montadora alemã lançou um jogo aonde o usuário, após configurar o modelo do veículo, suas cores e tipo de rodas, usava o veículo para colorir o chão branco com as rodas do carro. (source: Mobilepedia – BMW lança aplicativo para iPhone).

Ainda em 2009, a Mercedes Benz lançava o aplicativo mbrace que permitia o travamento/destravamento de portas, além de possibilitar a localização do veículo (source: Ismashphone.com – With the Mercedes IPhone App don’t lose your mind when you lose your keys). Logo na sequência, a BMW apresentava o  ”My BMW remote” que permitia ao motorista comandar não somente as portas mas também  configurar o sistema de ar condicionado e  ligar luzes (para auxiliar na localização do veículo) (source: BMW Blog – My BMW remote).

A integração entre veículo e smartphone passou a ser completa em 2011, quando com o uso de novos aplicativos  e com o desenvolvimento de novas interfaces com o usuário, alguns fabricantes tornaram possível se conectar o Iphone ao veículo e acessar o facebook, twitter e Web radio através do display localizado no painel frontal. (source: BMW apps displays IPhone apps in your bmws display).

Mercedes Benz mbrace App

Em fevereiro desse ano, a Mercedes Benz anunciou a integração completa entre veículo e IPhone, disponibilizando no Classe A uma nova plataforma de infotainment (source:  The new Mercedes-Benz A-Class is “always on”: Mercedes-Benz puts the iPhone on wheels). O comando por voz para algumas funções do veículo (usando a ferramenta SIRI do IPhone) estaria  também disponível.

Uma pesquisa rápida na internet parece indicar que os demais smartphones estão em franca desvantagem. É possível encontrar aplicativos como o mbrace da Mercedes Benz que rodam em Android, porém nada se compara ao grau de integração disponível (ou planejado) para o IPhone.

Ou seja… se você ainda não têm um IPhone… você poderá se sentir obrigado a ter um.

 

About The Author

Osmar Brusamolin é um consultor em temas como Gestão de P&D, Telemática e uso de Incentivos Fiscais. Já atuou como gerente de P&D em empresas como Siemens, Nokia Siemens, Genband, Continental Automotive e Sascar. É sócio da OLBRUS Soluções & Negócios e da MACKE Consultoria e Tecnologia.

2 Comments

  1. Olha, dizer que é só com o Iphone é exagero, mas tem total razão com relação aos smartphones. Acho que a Sansumg vai tentar fazer frente à Apple.

  2. oabrusa disse:

    Olá Ricardo

    Estou torcendo por isso. Algumas montadoras, como a BMW já lançaram SDKs para o desenvolvimento de aplicações nos smartphones da Samsung.

    Eu gosto muito dos produtos da Apple, porém sou adepto da livre escolha…

    Osmar

Leave A Reply


Find more free WordPress themes at Free Website Templates.